Santa Comba Dão celebrou o 42º aniversário do 25 de abril de 1974, acontecimento histórico que restabeleceu em Portugal a Liberdade e a Democracia.
As comemorações tiveram início no Largo do Município com o tradicional Hastear da Bandeira, levado a efeito por Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão; Paulo Gomes, presidente da Assembleia Municipal de Santa Comba Dão; e por Lauro Gonçalves, antigo autarca que exerceu funções em ambos os cargos.
A cerimónia, que contou com a presença de diversas entidades locais e municipais, foi acompanhada pela Fanfarra dos Corpo de Bombeiros de Santa Comba Dão, seguida pela respetiva formatura e pela escola de infantes e cadetes, que veio associar-se pela primeira vez a esta iniciativa.
Terminada a sessão solene do Hastear da Bandeira, fanfarra e corporação de bombeiros saíram em desfile pelo centro histórico da cidade, sendo por fim recebida junto ao Quartel dos Bombeiros pelas entidades oficias presentes nas comemorações.
As comemorações dos 42 anos da Revolução dos Cravos, em Santa Comba Dão, ficaram ainda marcadas pela chegada de uma nova ambulância de transporte de doentes, então benzida pelo pároco de Santa Comba Dão, Carlos Casal. No mesmo contexto, foi apresentada uma viatura de combate a incêndios, alvo de uma reformulação estrutural e de capacidades, que vêm auxiliar a corporação no cumprimento da sua missão.
“100 anos de história: 1915-2015 – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão”
Associando-se às comemorações dos quarenta e dois anos do 25 de abril, os Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão assinalaram a data com o lançamento do livro “100 anos de história: 1915-2015 – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão”, de autoria de José Morais Branquinho e João Nunes.
Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, louvou o trabalho de investigação desenvolvido pelo autor e coautor para a concretização desta obra que, agora lançada e divulgada ao público, traz consigo a lembrança do esforço e dedicação de homens e mulheres que todos os dias, fosse qual fosse a hora do dia ou da noite, escolheram ser altruístas e arriscar a própria vida para salvarem outras. “Esta obra não narra apenas memórias pessoais de cada um dos elementos do corpo de bombeiros, conta igualmente com as memórias das suas famílias e dos amigos, que com eles viveram, sentiram e sofreram com os acontecimentos que afetaram a população. São cem anos de memórias do passado, de vidas salvas, de combate a incêndios. São cem anos de uma Associação que continuará a fazer parte da história de vida de todos nós”, declarou o autarca.
Para Rui Santos, comandante do Quadro de Honra dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, este livro representa os cem anos de uma Associação que prestou serviços inestimáveis à cidade, ao concelho e a territórios e populações vizinhas. “Este livro é um ato de louvor a tantos soldados da paz, é uma celebração à vida de todos aqueles que, ao longo de cem anos, deram o seu melhor, com esforço, dedicação, competência e eficiência pela mais humanitária das causas humanitárias”, finalizou Rui Santos.
Nas palavras do autor e do coautor da obra, José Morais Branquinho e João Nunes, este é um livro de relatos e memórias de todos aqueles que carregam aos ombros o peso de vestir uma camisola de responsabilidades, de feitos a cumprir e vidas para salvar. “Não é um livro nosso, mas vosso, pois cada pessoa que o lê interpreta de maneira diferente as memórias que nele estão preservadas”, afirmaram.
Durante a sessão de lançamento, que decorreu no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários, foram várias as personalidades locais e municipais que estiveram presentes.
Na composição da mesa de honra, de referir o presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia; o presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, Boto Martins; o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, António Fernandes; o comandante do corpo ativo dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, Hélder Mota; o comandante do Quadro de Honra dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, Rui Santos; e o autor e coautor do livro, José Morais Branquinho e João Nunes, respetivamente. Marcaram igualmente presença o presidente da Assembleia Municipal, deputados municipais, vereadores e presidentes de juntas de freguesia.
Fotos do evento: