A+ A A-

Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância - O Laço Azul

AbrilAzul A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, EUA, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro 'para fazer com que as pessoas se questionassem'.

A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram 'curiosos' foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal.

E porquê azul? Porque apesar de azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na protecção das crianças contra os maus-tratos.

Na última década, também os países europeus aderiram a esta campanha, incluindo Portugal que, através da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR) e do desafio lançado às Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), promove o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância desde 2008, tendo sido designado o mês de Abril.

Pretende-se, com esta iniciativa, consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, o fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva, assim como o fortalecimento das próprias crianças.

Neste sentido, a CPCJ de Santa Comba Dão, à qual se juntaram outras entidades e instituições, dinamizou várias iniciativas durante o mês de Abril, associando-se, desta forma ao movimento do “Laço Azul”.

Uma das primeiras iniciativas foi a colocação de laços de cor azul em diversos edificios, nomeadamente Entidades com valências na área da infância e juventude do concelho e outros locais públicos, de forma a reforçar o simbolismo desta campanha.AbrilAzul2

Paralelamente e durante todo o mês de Abril, decorreram inúmeras iniciativas em meio escolar, desde o ensino pré escolar ao 12º ano, que passaram entre outras, pela dinamização em sala de aula de atividades alusivas ao tema, como a interpretação da própria história, decoração dos espaços, distribuição de pequenos laços e marcadores de livros com a história do laço azul à população do concelho e criação de laços humanos.

No dia 21 de abril e integrado na Semana das Leituras, o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, em articulação com a CPCJ, dinamizou uma atividade na qual os alunos do 12º ano da disciplina de Educação Moral Religiosa e Católica (EMRC), apresentaram ao público a peça de teatro “Abril Azul: Quando os maus, tratam”, seguida de duas intervenções que versaram a temática dos maus tratos e suas consequências para as crianças e jovens.

Por último, e à semelhança de anos anteriores, realizou –se no dia 24 de Abril a ação “Passo a Passo Contra a Violência” que consistiu numa caminhada dirigida a toda a comunidade e que culminou com a criação de um grande laço azul humano e largada de balões azuis. Agradecemos a todas as entidades que colaboraram com a CPCJ, bem como, a todos os participantes.

PORQUE PREVENIR RESULTA!
TODOS JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA!
E HÁ HISTÓRIAS QUE AINDA PODEM TER UM FINAL FELIZ!

 

 

Texto e fotografias: CPCJ

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt