Horácio Ferreira, natural de Pinheiro de Ázere, músico da Filarmónica Lealdade Pinheirense, venceu a primeira edição do Concurso First International J. Pakalnis, na Lituânia, em Clarinete.
O clarinetista Horácio Ferreira foi ainda galardoado, simultaneamente, com um um outro prémio que lhe irá permitir tocar a solo com uma orquestra no próximo ano.
A distinção que agora recebeu na Lituânia vem juntar-se a muitas outras entretanto obtidas ao longo do seu percurso musical, das quais se destaca a nomeação da Casa da Música (Porto) e da Fundação Gulbenkian como vencedor do concurso Jovem Músico do Ano em 2014.
Ainda em 2014, Horácio Ferreira foi o único português seleccionado de 179 concorrentes de 42 países a apresentar-se no Concours Debussy – International Clarinet Competition, em Paris. Tendo chegado à semi-final, recebeu o prémio “Le Prix Universal Music Publishing”- melhor interpretação da obra “Première Rhapsodie” de Debussy. Ainda nesse ano, obteve, em clarinete, o 2º prémio exaequo, a par de Nuno Cernadas (piano), no Concurso de Interpretação do Estoril Prémio El Corte Inglés.
Obteve diversas distinções, das quais se destacam o 1.º Prémio no “Concurso da Costa Azul” – classe B (2004), o 3.º Prémio no “High School Solo Competition” (Vancouver, 2007), o 1.º Prémio na 21.ª edição do “Prémio Jovens Músicos” (2007), o 1.º Prémio no Concurso Nacional “Terras de La Salette” (2009) e o 2.º Prémio, ex aequo, no 16.º Concurso de Interpretação do Estoril (2014).
Horácio Ferreira é um dos principais reforços da Orquestra Sinfónica Portuguesa e da Orquestra Filarmonia das Beiras. É também membro fundador do projecto Banda Sinfónica Portuguesa, com a qual realizou uma digressão à China em 2014 e gravou vários CD’s. Com esta formação, obteve o 1.º prémio no concurso de Bandas em La Sénia (Barcelona) e no 60.º World Music Contest em Kerkrade (Holanda).
A Câmara Municipal de Santa Comba Dão felicita e endereça os parabéns ao santacombadense Horácio Ferreira pelo feito alcançado, no Concurso First International J. Pakalnis, e por todo o seu percurso no mundo artístico da música a nível nacional e internacional.