União de Freguesias de Óvoa e Vimieiro
A Lampreia
R. da Foz do Dão nº 2
3440-007 Óvoa
Tel. 232 891 315
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Café Petisqueira "O Semedo"
Avenida da Liberdade
Rojão Grande
3440-607 Vimieiro
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União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro
Café da Praça - O Mercado
Av. Dr. Sá Carneiro - Mercado Municipal,
3440-000 Santa Comba dão
Tel. 232 881 846
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Café "O Chorão"
Rua Dr. Tavares Festas nº 4
3440-374 Santa Comba Dão
Tel.232 882 078
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Casa Tomaz
Av. Vale de Maceira, n.º8
3440-401 Santa Comba Dão
Tel. 232 881 419
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Churrasqueira do Centro
Av. Sá Carneiro
3440-324 Santa Comba Dão
Tel. 232 888 324
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"Já se Comia" Restaurante & Lounge Bar
R. Lauro Gonçalves
3440-385 Santa Comba Dão
Tel. 232 882 319
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Pastelaria Arcada
Rua Dr. Luís Albano, n.º 8
3440-393 Santa Comba Dão
Tel. 232 881 695 Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Pastelaria Padaria "O Pão Quente"
Avenida General Humberto Delgado
Edifício Lino Mota, 5º, Santa Comba Dão
3440-325 Santa Comba Dão
Tel. 232 888 125
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Pastelaria "Santo Estevão"
Rua Padre Franklim Coimbra nº5
3440-385 Santa Comba Dão
Tel. 232 881 749
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Restaurante "Bom Regresso"
Av. Vale de Maceira nº 19
3440-403 Santa Comba Dão
Tel. 232 881 550
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Restaurante "Cota Máxima"
Estrada do Granjal
3440 Santa Comba Dão
Tel: 232 888 347
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Restaurante "Cova Funda"
R. Nossa Senhora da Assunção nº2
3440-388 Santa Comba Dão
Tel. 232 881 621
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Restaurante "Delícias do Dão"
Rua José Saramago, lote 7
3440-384 Santa Comba Dão
Tel. 232 888 106
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Restaurante "Nova Cidade"
Av. Dr. Sá Carneiro nº 60
3440-324 Santa Comba Dão
Tel. 232 888 545
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Restaurante "O Típico"
Rua do Casal nº 9,
3440-366 Santa Comba Dão
Tel. 232391553
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Snack-Bar Bata Branca
Quinta do Mamão
3440-303 Santa Comba Dão
Tel. 966 456 349
União de Freguesias de Treixedo e Nagozela
Dão Catering
Ramal de Treixedo, n.9, Treixedo
3440-520 Santa Comba Dão
Tel. 232 888 165 | 910992395
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Site: Aceda aqui
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Freguesia de Pinheiro de Ázere
Bar Carramachão
Estr. Senhora da Ribeira
3440-186 Pinheiro de Ázere
Período de funcionamento: junho a outubro |junho, setembro e outubro: sexta a domingo | julho e agosto: todos os dias
Horário: 09H00 - 23H00
Tel. 232 892497| 913746689
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Restaurante "Panorâmico"
Estr. Sra. da Ribeira
3440-186 Pinheiro de Ázere
Tel. 232 892 598 | 960499319
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Ribeira Bar
Estr. Sra. da Ribeira, Zona Fluvial Senhora da Ribeira
3440-186 Santa Comba Dão
Tel: 927 443 057
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Freguesia de São João de Areias
Café Restaurante "Parque das Merendas"
Rua Principal nº 75, Casas Novas
3440-453 S. João de Areias, Santa Comba Dão
Tel. 232 408046
Snack-Bar "Cantinho O Alentejano"
Rua da Fontinha, n.º 1
3440-465 São João de Areias
Tel. n.º 912 097 76
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Freguesia de São Joaninho
Café "Imperial"
Av. da Catraia nº 19, Vila Pouca
3440-111 S. Joaninho, Santa Comba Dão
Tel. 232 891 145 / 927 784 350
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Embora lhe possa parecer que tudo na sua empresa está pensado, de forma, a que o sucesso seja garantido, há pequenos detalhes que podem trocar-lhe as voltas. Não negligencie pormenor, por mais que lhe possam parecer insignificantes. Apenas para que não esqueça, eis uma lista dos erros que jamais deve cometer.
1. Avaliar Mal o Mercado
Nunca tente impor ao mercado um produto/ serviço de que este não necessita. Por melhor que lhe pareça a sua ideia, deverá certificar-se de que o consumidor está disposto a aceitá-la.
2. Subestimar a Concorrência
Nunca deve subestimar a capacidade de reação da sua concorrência. Procure estar sempre um passo à frente daquilo que os seus concorrentes podem oferecer ao mercado. Nunca se acomode com um primeiro sucesso sobre os seus "adversários" de negócio.
3. Investir de Forma Prematura
Por mais que o sucesso do seu negócio lhe pareça assegurado, não invista na fase inicial mais do que o necessário. Reduza ao máximo os custos iniciais da sua empresa e invista apenas quando o desenvolvimento comercial estiver assegurado.
4. Avaliar Mal os Prazos
Tenha em conta os prazos reais de entrada no mercado e de comercialização dos serviços. "Timming" é tudo numa empresa. De nada lhe adiantará abrir uma loja de gelados caseiros em pleno inverno.
5. Avaliar Mal a Rentabilidade Previsível
Programar mal o arranque da sua empresa, esperando um retorno que não acontece, pode ser o suficiente para condenar a sua empresa ao fracasso.
6. Desconhecer o Setor
Quando vai apostar num negócio, o primeiro passo a dar é conhecer aprofundadamente o setor onde vai investir. Procure saber se está abrangido por legislação específica, a concorrência, as potencialidades de crescimento, etc.
7. Personalizar Demasiado a Empresa
Embora possa centrar em si a gestão do seu negócio, não há razão nenhuma para que não se rodeie dos colaboradores necessários, com as competências certas. A diversidade de perfil pode ser fundamental para o sucesso da empresa, ajudando a colmatar eventuais lacunas de formação.
8. Não Equacionar Devidamente as Questões Jurídicas
Tenha em mente que para a criação de um negócio há todo um processo burocrático e jurídico a ultrapassar. Por outro lado, alguns negócios necessitam de legislação específica para a sua atividade. Negligenciar este fator pode ser o suficiente para investir num negócio que acaba por não ir avante.
9. Incompatibilidade de Ideologias entre os Sócios
Com frequência as empresas acabam por passar momentos conturbados por incompatibilidades na forma com os sócios encaram a gestão do negócio. É fundamental escolher os sócios em função das compatibilidades e não pela sua capacidade de investimento financeiro. O capital, não mantém a equipa coesa!
Fonte: Portal do Empreendedor
"ACEDA AOS SITES:
- Empresa na Hora
-Marca na Hora
("Com a Marca na Hora pode comprar uma marca, de uma lista pré-aprovada, e começar a usá-la imediatamente".)
O processo de criação de uma empresa envolve um método, procedimentos e burocracias.
Após a Ideia, deve-se identificar as oportunidades de negócio e analisar o mercado. Depois deve responder à questão:
- O mercado oferece condições para crescer? Se a resposta for não, desista ou repense a ideia; se for sim, deve analisar a legislação e fiscalidade do setor e elaborar o plano de investimento.
- Se o montante a investir for aceitável elabora-se o plano de negócios e estrutura de financiamento e a abertura do negócio, se não for deve desistir o repensar a ideia.
- Se tem uma boa ideia e deseja criar a sua empresa tenha em conta os passos que o passaremos a descrever e explicar.
1º Passo – A Ideia
A iniciativa de criar uma empresa depende das ideias de negócio ou da intenção de investimento e do espírito empreendedor da pessoa que decide criar uma empresa. Contudo também deve ter em atenção os seguintes aspetos: a experiência profissional, o perfil do consumidor, as oportunidades, a existência de negócios semelhantes.
Compense as suas insuficiências complementando a sua formação, eliminando possíveis desvios e procurando parceiros estratégicos.
A Conceção da Ideia deve ter em conta o estágio de desenvolvimento do produto, a situação de mercado, a oportunidade do negócio, a concorrência a enfrentar, as matérias-primas, os recursos humanos, os processos e meios tecnológicos, tipo de instalações, força de vendas, preços dos produtos ou serviços, dimensão do investimento e os recursos financeiros necessários.
Algumas ideias quer pela originalidade, quer pelo grau de inovação devem ser protegidas legalmente através da propriedade industrial. Para que se possa solicitar o registo para efeitos de proteção deve fazer-se corresponder a ideia a suporte materiais como indicação das reivindicações, memória descritiva do intento e apresentação de desenhos (se existirem). O registo da propriedade industrial envolve custos, materializados no pagamento de taxas periódicas, nos prazos legais, para que os direitos não percam a validade. Em Portugal compete ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial atribuir o registo dos direitos.
2º Passo – Análise de Mercado
Após a definição da Ideia, e da certeza do aspirante a empresário no que quer oferecer ao mercado, segue-se a fase de estudar e analisar as condicionantes do próprio mercado.
Assim tem de se refletir sobre algumas questões como: O produto ou serviço é único?, Qual o perfil dos potenciais clientes?, Qual a dimensão do mercado?, Quem é a concorrência e suas quotas de mercado?, O negócio tem potencialidades de crescimento?.
Agora a prioridade será a de elaborar um plano de marketing a fim de descrever os produtos/serviços, escolher políticas de distribuição, preços, promoção, já com orçamentos previsíveis.
3º Passo – Constituição Formal da Empresa – Legislação e Fiscalidade
Na intenção de criação de uma empresa dependem também formalidades legais afetas à legalização da atividade, na forma e conteúdo.
1. Escolha da Forma Jurídica
. Sociedades por quotas
. Sociedades unipessoais por quotas
. Sociedades Anónimas
. Outros tipos de sociedades
Nota: a escolha por qualquer destes tipos de sociedades, deve ter em conta os seguintes aspetos: o património que pretende afetar à sociedade, a responsabilidade por dívidas sociais (património pessoal ou da sociedade) e ainda se pretende exercer a sua atividade individualmente ou com outros sócios.
2. Contactar um Centro de Formalidades de Empresas e seguir as seguintes fases:
a) Pedido do Certificado de Admissibilidade de firma ou denominação de pessoa coletiva e do Cartão Provisório de Identificação de Pessoa Coletiva. Entidade competente no CFE: Gabinete do RNPC – Registo Nacional de Pessoas Coletivas
b) Marcação da Escritura Pública – Entidade competente no CFE: Cartório Notarial
c) Celebração da Escritura Pública – Entidade competente no CFE: Cartório Notarial
d) Declaração de Início de Atividade – Entidade competente no CFE: Gabinete da DGCI (Direção Geral dos Impostos)
e) Requisição do Registo Comercial, Publicação no DR e Inscrição no RNPC – Entidade competente no CFE:
Gabinete de Apoio ao Registo Comercial. Este Gabinete encarregar-se-á de enviar toda a documentação à Conservatória do Registo Comercial competente (da área da sede da sociedade).
f) Inscrição na Segurança Social – Entidade competente no CFE: CRSS (Centro Regional da Segurança Social)
g) Pedido de inscrição no Cadastro Comercial ou Industrial
4º Passo – Orçamento
A iniciativa de criar uma empresa e o sucesso da implementação dos seus objetivos depende dos orçamentos efetuados e do seu cumprimento. A estimativa de custos é um passo muito importante, por isso mesmo deve ter-se em conta todos os custos e deve ter-se a certeza que se consegue assegurar o capital suficiente e necessário para fazer face a todas as despesas e imprevistos.
As estimativas financeiras devem ser efetuadas com um período de três a quatro anos, tendo em conta a evolução do mercado, os custos inerentes à empresa e ao seu arranque.
Os resultados – relação entre proveitos e custos ocorridos durante um período de tempo específico.
O Balanço – evidencia as dívidas, os ativos e o capital durante um período de tempo específico.
Os Fluxos de Tesouraria ou de Caixa – é o dinheiro que entra e sai da empresa.
5º Passo – Plano de Negócios
O plano de negócios permite analisar a viabilidade do projeto da empresa, através da exposição de resultados, e constitui um instrumento de apresentação do próprio negócio para possíveis financiamentos externos que se possam requerer.
O Plano de Negócios deve conter a seguinte estrutura: Análise de Mercado, Plano de Investimento, Fontes de Financiamento, Plano de Tesouraria, Rentabilidade do Projeto.
6º Passo – Financiamento
O Financiamento é importante para que se possa avaliar onde se pode ir pedir financiamento e de que forma para concretizar o projeto.
Os tipos de Financiamento são: Capital Próprio, Crédito Bancário ou Capital de Risco. E a escolha destes deve ser bastante ponderada, pois implicam grandes responsabilidades.
7º Passo – Abertura do Negócio
Depois de percorrer todas estas fases há que ter em conta três pontos fundamentais na abertura efetiva da atividade da empresa:
. Iniciar o processo de promoção da empresa – apostar em mailings, publicidade.
. Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos – apostar na escolha e formação da equipa.
. Estabelecer os principais sistemas de gestão – definir áreas de contabilidade, logística, controlo de qualidade entre outras.
Fluxograma: Como criar uma empresa: