Logo

Filarmónica de São João de Areias assinala o seu 140º aniversário

P1019854Pelas 21h30 de 3 de agosto, segunda-feira, a banda Filarmónica de São João de Areias realizou um concerto para celebrar o seu 140º aniversário.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia; o vereador do pelouro, João Tomás; o presidente da Assembleia Municipal, Paulo Gomes; o presidente da Junta de Freguesia de São João de Areias, Serafim Rodrigues; e o presidente da direção da Filarmónica de São João de Areias, Vítor Borges.

"A nossa filarmónica é, sem dúvida, o ativo cultural mais valioso da nossa terra", declarou Serafim Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de São João de Areias, saudando uma instituição que, pelos seus 140 anos de existência, é já considerada um marco histórico da freguesia. "São catorze décadas e três séculos. Não são três séculos de existência, mas são três séculos de história. Iniciou em 1875, século XIX; perdurou durante todo o século XX, e agora é já uma jovem filarmónica no século XXI, e com certeza vai ser sénior no século XXII", finalizou.

Durante o seu discurso, também o presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, reforçou o património que considera tão ou mais importante que o património cultural de um concelho, localidade ou freguesia - o património humano.

"O património humano faz-se com as pessoas. A filarmónica hoje, como instituição, comemora 140 anos, mas são 140 anos feitos de muitos sacrifícios, de muito trabalho, de muito empenho por parte de dirigentes, de músicos, de maestros... E todos os elementos que conhecemos hoje são exemplo daquilo que foram estes 140 anos", afirmou Leonel Gouveia, acrescentando que esses mesmos elementos são um veículo que promove o desenvolvimento do concelho, levando e divulgando o seu nome junto de outras zonas do país, até onde se deslocam para apresentar o trabalho que desenvolvem durante o seu percurso existencial.

Ainda dentro do contexto de celebração dos 140 anos da associação, Leonel Gouveia e Serafim Rodrigues falaram um pouco sobre o projeto de parceria entre a Câmara Municipal de Santa Comba Dão e a Junta de Freguesia de São João de Areias, a realizar entre os meses de agosto e setembro.

"Dentro em breve será aqui inaugurado aquele que é um monumento em homenagem não apenas à figura da filarmónica, mas a todos os músicos e responsáveis pelos seus 140 anos de história", contou Serafim Rodrigues.

Durante o concerto de aniversário da banda Filarmónica de São João de Areias, os músicos interpretaram diversas peças, desde temas judaicos que traduziram um pouco da história descrita no Antigo Testamento da Bíblia sobre a tomada da cidade de Jericó pelos israelitas, temas do músico Frank Sinatra, e outros do rock português, bastante conhecidos entre o público presente.

Para finalizar, a banda resolveu apresentar um tema que pretende levar, bem como outros dos seus trabalhos, na sua viagem aos Açores, prevista entre o final de agosto e início de setembro. Este tema serve de retrato às paisagens da ilha, que a banda terá oportunidade de conhecer durante os dez dias de permanência na mesma.

A celebração destes 140 anos terminou com a banda e o público a cantar os parabéns diante de um grande bolo de aniversário, oferecido por José Francisco Amendoeira Costa.

Esta iniciativa, que teve por finalidade não apenas a celebração do 140º aniversário da Filarmónica, mas também a angariação de fundos para a sua viagem aos Açores, foi organizada pelo Grupo de Fãs da Filarmónica de São João de Areias.

O evento contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, da Junta de Freguesia de São João de Areias, e da Filarmónica Fraternidade de São João de Areias.

 

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt